Câmeras de Entrada

Câmeras de entrada são equipamentos com preços relativamente mais baratos e consequentemente mais acessíveis a quem está começando nesse maravilhoso mundo que é a fotografia. Alguns exemplos das diferenças entre câmeras de entrada e profissionais são: o corpo das máquinas de entrada é feito de plástico e as profissionais têm corpo mais resistente (com liga de metal) e suportam mais clicks. As profissionais normalmente têm corpo selado (são resistentes à água, não permitem a entrada de poeira) e acesso mais fácil às funções (atalhos na câmera). Algumas câmeras de entrada não possuem motor de foco no seu corpo, como algumas câmeras de entrada da Nikon.

A Canon lançou duas câmeras de entrada: as Rebel Canon T5i (700D) e Canon Sl1 (100D). As duas máquinas são bem semelhantes. Ambas possuem processador DIGIC 5 e 18mp de resolução, entre outros atributos similares, porém, a Canon Sl1 possui um corpo menor e é mais indicada para iniciantes.

A Canon EOS SL1 possui um corpo bem pequeno, vem com lente 18-55mm stm, o anel de foco é externo com foco rápido. Possui botão de profundidade de campo. Ao apertar o botão ele fecha a visualização do diafragma na abertura em que você escolheu, permitindo verificar como será o desfoque aplicado. Possui flash pop-up, entraba para usb, saída hdmi, microfone e controle remoto. O Layout na parte de trás é bem simples. O botão de info serve para mostrar diversas informações da foto ou desligar a tela. Ela possui um sensor que desliga o lcd automaticamente quando você aproxima o rosto da ocular. O lcd é touch-screen. A câmera possui muitos filtros criativos e filma em 1920-1080 com 30 quadros. Na parte traseira ela possui o botão AV que quando pressionado e girado o dial permite alterar a abertura de forma rápida. Há também um botão para mudar o ponto de foco. Esse mesmo botão funciona também como zoom. O botão de asterisco serve para bloquear a exposição, dessa forma, a câmera não ficará medindo a exposição automaticamente. Possui sapata de flash. O cartão e a bateria são colocados por baixo da câmera e ficam em um mesmo compartimento. Fotografa em RAW. Por ser considerada a menor câmera do mercado, ela é um pouco difícil de segurar, principalmente para quem tem as mãos grandes.

  • Canon SL1

    Canon SL1

    Câmera de Entrada

A Canon T5i em relação à Canon T4i trouxe como melhorias botões com relevo maior para pressioná-los com mais facilidade, dial e grip melhorados, mas com diferença mínima, no geral. Os efeitos que você pode colocar aparecem em tempo real. O processador é o mesmo, ou seja, o digic 5. A T4i não ficou mais do que 10 meses no mercado até ser substituída. Um tempo curto para uma DSLR. A T4i teve um recall e também alguns problemas de foco. Por isso, tudo indica que o lançamento da T5i foi uma jogada de marketing . A mudança mais significativa na nova Canon T5i foi feita na lente. Ela continua 18-55mm f/3.5-5.6 porém, houve uma alteração no sistema de foco, e isso fez com que ela se tornasse mais silenciosa. A lente STM é excelente para quem trabalha com vídeo. A câmera traz uma gama de filtros internos para aplicação nas imagens, tornando as mesmas mais criativas. A Canon T5i e Canon T4i são simples melhorias da Canon T3i, ou seja, se você já tem uma Canon T3i, não compensa migrar para uma T4i ou uma T5i. Mas se vai comprar sua primeira câmera, compensa investir.

  • Canon T5i

    Canon T5i

    Câmera de Entrada

Duas boas câmeras de entrada da Nikon são as D3300 e D5300. São bem parecidas em questão de peso e tamanho. A Nikon D5300 pesa 480g sem bateria e a Nikon D3300 pesa 430g. A tela da Nikon D5300 pode ser rebatida para que você fotografe ou filme em ângulos diferentes e isso é uma grande vantagem. Ambas possuem a mesma resolução de 24mp e ambas não têm o filtro low pass o que ajuda muito na qualidade da imagem. A imagem de ambas são bem parecidas. Possuem o processador speed 4 permitindo fazer imagens mais rápidas. Vão até 25600 de ISO. A Nikon D5300 tem 39 pontos de foco e a D3300 tem 11 apenas. No viewfinder têm 95% de cobertura, ou seja, você não verá 100% do que será captado na imagem. A qualidade do viewfinder é de qualidade inferior, por exemplo, do que a Nikon D7100 (uma câmera mais avançada e para entusiastas da fotografia).

  • Nikon D5300

    Nikon D5300

    Câmera de Entrada.

  • Nikon D5300 vista de trás

    Nikon D5300

    Câmera de Entrada.

Ambas possuem flash pop-up e lanterna de auto-foco para lugares muito escuros a fim de facilitar o foco em relação ao assunto. O Sync-speed é de 1/200. Câmeras mais avançadas usam sync-speed de 1/250. Ambas fazem 5 fotos por segundo. A Nikon D5300 possui qualidade de som melhor pois possui microfone stereo. Na D3300 o microfone é mono. As câmeras não possuem motor de foco. Isso quer dizer que você terá que comprar lentes com motor de foco se quiser melhor qualidade de foco. Lentes 50mm sem motor de foco custam em torno de R$ 300,00. As com motor de foco custam R$ 900,00. Ou seja, as câmeras são baratas, mas as lentes, por virem com motor de foco, são mais caras. Possuem um slot apenas para cartão, enquanto a D7100 possui dois slots. A Nikon D5300 possui GPS e wi-fi integrado. Na Nikon D3300 você precisará comprar um equipamento para colocar no USB da câmera para ter o GPS e outro aparelho para usar wi-fi. A Nikon D5300 não tem tantos botões laterais por causa da tela rebatível. Ou seja, a Nikon D3300 possui mais botões de atalho. Na Nikon D5300 você terá que mexer mais no menu. A Nikon D5300 possui o mesmo sensor da Nikon D7100.

Se você possui uma Nikon D5200 e quer trocar de câmera, o melhor mesmo é partir para uma Nikon D7100 ou uma full-frame. Agora, se você estiver iniciando no mundo da fotografia, vale a pena comprar uma Nikon D5300.

Observação: Todas as fotos de equipamentos utilizadas neste site servem apenas como exemplos. O autor não se responsabiliza por escolhas incorretas. Consulte um profissional antes de comprar qualquer equipamento fotográfico!


Comentários para esse artigo

Não existem comentários ainda! Seja o primeiro a comentar!

Preencha os campos abaixo: