Sobre o desenvolvimento do site.

Objetivos.

A ideia do desenvolvimento deste site surgiu por volta de 2011, mas ganhou impulso realmente em 2012 após a realização de um curso de "Web Designer Profissional". Como sou apaixonado por fotografar, nada mais normal do que criar um site para divulgar minhas fotografias. Mas você pode me perguntar: por que gastar dinheiro com hospedagem e reserva de domínio se há o facebook, o flickr, e tantos outros sites em que não é obrigatório pagar nada para postar fotos? Respondo que já utilizo esses serviços. Mas como sou formado em Sistemas de Informação resolvi unir o útil ao agradável. Um dos objetivos era colocar em prática parte da teoria estudada durante anos na faculdade, em curso de qualificação, em livros e via internet. Aqui, o que me movia era o desafio. O segundo objetivo era dar um aspecto mais profissional ao meu trabalho como fotógrafo (amador, diga-se de passagem).

Além dos já citados acima, outro objetivo era o de compartilhar informações básicas sobre diversos assuntos relacionados à fotografia amadora, tais como: dicas sobre edição de imagem, equipamentos, material de estudo e etc. A intenção era dar dicas para quem pretende se iniciar nesse maravilhoso mundo que é a fotografia.

Ferramentas utilizadas.

Bootstrap.

Para o desenvolvimento usei um framework muito aclamado por desenvolvedores no mundo inteiro atualmente: bootstrap. Essa ferramenta proporciona agilidade, segurança e boas práticas de programação no desenvolvimento de web sites, sejam eles dinâmicos ou estáticos. Outra grande vantagem dessa ferramenta é permitir a criação de sites responsivos. Explico: tempos atrás havia apenas computadores com um tipo de tela, na verdade com pequenas variações de resolução. Dessa forma, bastava ao desenvolvedor criar apenas um site que permitisse ao usuário uma visão confortável na tela. Mas com a rápida evolução da internet, com o surgimento de diversos aparelhos com telas de resoluções variadas como notebooks, tablets, smartphones e smart tv's aliada à disseminação da conectividade isso já não bastava. Era preciso que os sites desenvolvidos se adaptassem aos mais diversificados tamanhos de telas. A essa adaptação, chamamos de responsividade.

O Bootstrap envolve html5 (marcação), css3 (estilização) e javascript. Ou seja, é uma ferramenta completa que possui elementos chaves para desenvolvimento de sites com elegância e nos padrões atuais de design.

Linguagem de Programação.

A linguagem de programação utilizada foi o PHP: Hypertext Preprocessor, que funciona do lado do servidor, ou seja, o código php embutido no html não fica visível para o usuário. O PHP tem código fonte disponível para qualquer pessoa, sem custos. A licença de uso e edição é Open Source, ou seja, ninguém pode comercializar qualquer versão modificada do PHP, e qualquer modificação deve continuar com o código fonte aberto para os usuários explorarem e modificarem. É também uma linguagem das mais utilizadas no desenvolvimento web.

Banco de dados.

Para o banco de dados optei por utilizar o MySql, já largamente usado, testado e aprovado em conjunto com o PHP. Portanto, as fotos que você aprecia no site estão associadas a um banco de dados, que nada mais é do que uma tabela onde as fotos ficam organizadas. Essa é uma explicação bem simplória. Na verdade posso dizer que o caminho relativo a elas é que fica armazenado no banco e os arquivos de imagens ficam acondicionados em uma pasta específica.

Colorbox.

O Colorbox é uma ferramenta de exibição de imagens largamente utilizada no mundo inteiro com efeitos suaves e elegantes na transição das imagens.

JavaScript.

O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada, inserida no documento HTML e pode fornecer níveis de interatividade com páginas da Web que não podem ser obtidos com HTML simples. Nesse site há funções de script que o usuário vê claramente, como a transição de slides na página inicial, e outras funções às quais apenas o administrador do site tem acesso. Por exemplo: as capas das imagens e das galerias são "criadas" através de JavaScript juntamente com funções do PHP. Ao enviar uma imagem para o banco de dados, uma tela é exibida com a imagem e uma pequena cópia dessa imagem é gerada embaixo da mesma. Com o mouse é possível traçar uma moldura transparente em torno da parte da imagem que o administrador quiser usar como capa.

Tempo de Desenvolvimento.

Acredito que nas empresas que trabalham com desenvolvimento de sites, um trabalho como esse não levaria mais do que 1 mês para ser concluído. Mas esse não foi o caso deste site. Primeiro porque nas empresas citadas há equipes multidisciplinares para cada fase do projeto: web designers, desenvolvedores front-end (responsáveis pelo desenvolvimento da interface do site baseada nas especificações dos designers), desenvolvedores back-end (responsáveis pela parte que o usuário não vê, ou seja, a parte da programação), arquitetos da informação (responsáveis pela organização da informação com a finalidade de torná-la clara e compreensível) dentre outros. Some-se a isso a larga experiência dessas empresas e práticas de programação e códigos já largamente testados e aprovados no desenvolvimento de diversos sites. Essas são explicações bem superficiais apenas para que você tenha uma ideia do quão complexo é o processo de desenvolvimento de um web site. Portanto, se você pensa em contratar uma empresa ou um profissional de verdade para desenvolver o site da sua empresa e recebe um orçamento na faixa de R$ 2.000,00, não estranhe e não diga ao dono da empresa que seu "sobrinho" faz o mesmo site por R$ 200,00. Acredite: seu "sobrinho" não faz o mesmo site com boas práticas de programação, nos padrões do W3C e etc. A não ser que ele seja realmente formado na área e/ou tenha grande experiência.

Portanto, esse site demorou longos meses para ser produzido já que fiz tudo sozinho (com o auxílio de algumas ferramentas modernas de desenvolvimento). Além disso, trabalhava nele nas poucas horas de folga dos estudos para concursos públicos. E mesmo assim, ainda não está concluído. Novas ideias vão surgindo e a implementação leva tempo.

Material Pesquisado/Estudado.