Melhor qualidade com a Sony HX-300

A Sony HX-300 é uma superzoom muito boa para fotografar objetos distantes, retratos, paisagens e para filmagens. Isso é, guardada as devidas proporções entre ela e as câmeras DSLR. Porém, ela possui algumas particularidades que se não forem observadas podem causar grandes decepções aos usuários, gerando fotos com qualidade bem ruim. Nesse artigo vou dar dicas valiosas para tirar o máximo proveito do seu equipamento.

  1. Essa câmera possui uma característica desagradável que é a elevação desnecessária do ISO no modo automático. Portanto, jamais utilize esse modo. Prefira o modo M - Manual ou modo P - Programa ou modo A - Prioridade de abertura e regule o ISO manualmente. Caso contrário, suas fotos sairão com muito ruído e com péssima qualidade.
  2. Use o ISO no máximo em 400! Com ISOs maiores que 400, haverá muita perda de qualidade.
  3. A câmera é ideal para ser usada em condições de ótima luz (sol). Um exemplo: fotografar pássaros. Fotografar pássaros em condições de pouca luz, que são bichos ariscos e que exigem o uso do zoom no máximo, causará a perda de definição dos mesmos.
  4. Use tripé sempre! Principalmente em dias nublados ou com pouca luz e em que seja necessário usar muito o zoom.
  5. Nunca use a câmera para fazer retratos usando a grande angular (24mm) pois isso causará distorção da pessoa e ela ficará decepcionada com o seu trabalho. E isso pode impedir que você a fotografe novamente. Acontece muito quando estamos iniciando no mundo da fotografia.
  6. Para fazer retratos, use uma distância focal de no mínimo 50mm, mas para melhores resultados, use uma distância focal de 70mm ou 85mm.
  • sony hx300

    Sony HX-300

    Câmera Superzoom

  • saíra amarela

    Saíra-Amarela

    Com tripé

  • Igreja do Ipaneminha

    Igreja do Ipaneminha

    Grande angular.

  1. Há uma particularidade com esse equipamento que infelizmente você não tem como controlar efetivamente que é a abertura. Ou melhor, você controla parcialmente. À medida em que você aumenta o zoom automaticamente a abertura do diafragma vai diminuindo. E o que isso quer dizer? Quer dizer que se você quiser usar uma abertura de F/2.8, que é uma abertura grande e utilizada para desfocar o fundo, em um zoom de 85mm por exemplo, você não conseguirá manter essa abertura, simplesmente porque o equipamento não permite.
  2. Devido à sua lente simular diversas distâncias focais de câmeras DSLR a sua luminosidade não é muito boa. Portanto, o seu uso deve ser cauteloso em ambientes internos. Cito esse ponto principalmente se você quiser fazer retratos de boa qualidade. Agora, se você não tem grandes pretensões fotográficas, ou deseja apenas fotografar reuniões de família, por exemplo, não terá muitos problemas.

Observação: Todas as fotos de equipamentos utilizadas neste site servem apenas como exemplos. O autor não se responsabiliza por escolhas incorretas. Consulte um profissional antes de comprar qualquer equipamento fotográfico!


Comentários para esse artigo

Alessandro

Cara, esse post me ajudou muito. Finalmente descobri por que minhas fotos ficavam estranhas. Não sabia desse lance do ISO no automático. Valeu!!!


Preencha os campos abaixo: